quinta-feira, 25 de julho de 2013

O mundo ensina a lançar pedras, Jesus ensina a lançar sementes!

Este é o centésimo texto que publico neste blog que criei  como forma de agradecer a Deus pela graça de ter sido chamado por Ele chamado a "vir para o meio", e assim partilhar esta alegria de ter descoberto um Jesus que é Vivo e que, verdadeiramente, é capaz de fazer a diferença na vida daquele que abre o coração e permite que o Senhor haja.
Lembrei-me, então, da parábola do semeador (Mt 13, 1-8) onde o Senhor Jesus ensina os discípulos sobre a necessidade de lançar sementes e colher frutos (trinta, sessenta e CEM por um), assim, refletindo sobre este tempo da humanidade resolvi ponderar sobre este antagonismo que se observa entre um mundo que ensina a lançar pedras e um Deus que ensina a lançar sementes.
São tantos textos que talvez esteja sendo repetitivo sobre a temática, porém, quando vislumbro este mundo (no sentido bíblico de pessoas, humanidade) onde o individualismo, o materialismo, a vaidade, o consumismo exacerbado, a ganância do ter supera a do ser, produz homens cada vez mais insensíveis ao outro chegando ao ponto do total desprezo, observo que esta insensibilidade chega a tal ponto que "lançar pedras" já tornou-se quase que inerente à natureza do homem pós-moderno.
Pedra é algo que geralmente tem conotação de dureza e sem vida, além de ter a capacidade impedir, machucar e até matar, tanto que na Bíblia uma das formas de penas de morte era por apedrejamento. Hoje, o "apedrejamento" pode se dar, e é fato, quando há posicionamento firme em relação a questões como valores morais e cristãos; apedreje-se aqueles que são pelo família como Deus a fez; pela fidelidade a uma só pessoa; pela sexualidade segundo parâmetros bíblicos; pela honestidade; pela defesa da vida "desde a sua concepção até seu natural declínio" (como defende o Papa emérito Bento XVI)...O mundo está a produzir em larga escala especialistas em lançar pedras, visto que para o que incomoda ou atrapalha é necessário "por uma pedra sobre o assunto".
Agora a semente tem conotação de vida, de geração de vida; é algo que carrega em si a possibilidade não de bloqueio, mas de continuidade de vida; daí o Senhor Jesus Cristo exortar os discípulos, e por consequência, toda a Igreja a serem semeadores, a serem disseminadores Daquele que é Caminho, Verdade e VIDA (Jo 14, 6). A "semente" que como o próprio Senhor ensina é a Sua Palavra necessita encontrar "terra boa", visto que muitas cairão à beira do caminho e serão comidas, outras cairão entre os espinhos e serão sufocadas e outras cairão entre as pedras e não sobreviverão.
Lançar pedras é fácil, pois só é necessário um alvo; porém, lançar sementes é necessário que se prepare um terreno. Lançar pedras é obter resultado imediato, já lançar sementes é esperar o tempo da germinação, do crescimento, para depois vir a colheita. Lançar pedras é inerente ao que odeia, e lançar sementes é inerente ao que ama.
Portanto, se o mundo aprimora-se na arte de "apedrejar" é porque vivemos um tempo de ódio e intolerância: gays x heteros; roqueiros x o resto; feministas x machistas; ateus x os que tem fé, e por aí vai. Jesus ensina que a arte de "semear" é antes de tudo acolher, compreender, ajudar, amar. Quando se faz isso, à luz do Evangelho com o auxílio do Espírito Santo o semeadura é eficaz e a colheita é maravilhosa: trinta, sessenta, cem por um, e assim, e somente assim, poder-se-á mudar esta realidade triste e dolorosa. Mas para isso é necessário seguir aquilo que o Senhor Jesus pede: "...não podeis tampouco dar frutos, se não permanecerdes em mim" (Jo 15, 4).
Busque Jesus e seja mais um a semear as boas novas de Deus. Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.