segunda-feira, 24 de junho de 2013

Indolência: entrave para o crescimento espiritual.

A passagem da Carta de São Paulo aos Hebreus 5, 11-14 mostra o Apóstolo expressando sua chateação com uma comunidade que, mesmo formada por pessoas de longo tempo de convertidos, ainda se mostram como iniciantes na fé.
Porém, esta não é uma preocupação que se evidencia somente em relação aos Hebreus, pois São Paulo escreve sobre o mesmo aos Coríntios e aos Efésios, também, principalmente, sobre a necessidade de crescimento espiritual.
O texto vai mostrar no versículo 12 São Paulo reclamando que aqueles irmãos já eram para estar avançados no conhecimento de Deus, a ponto de dizer: "A julgar pelo tempo já devieis ser mestres!", porém esta indolência, que o dicionário ensina tratar-se de preguiça, negligência, mas no texto bíblico também significa acomodação, apatia, ainda leva aquele povo a ser tratado pelo Apóstolo como "crianças" (vers. 13) na fé.
 Segundo o texto São Paulo mostra algumas consequências desta indolência. A primeira é que não há crescimento na fé (crianças espirituais) com isso ele reclama que por serem "crianças" ainda alimentam-se de "leite" (vers. 12), ou seja pelo pouco aprofundamento na fé não podem ser alimentados com "alimento sólido" (vers. 12), assim como um bebê que suporta apenas o leite materno.
A causa desse não crescimento São Paulo vai mostrar em I Cor 3, 1-2 quando diz àquela comunidade: "A vós, irmãos, não vos pude falar como a homens espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo. Eu vos dei leite a beber, e não alimento sólido que ainda não podíeis suportar. Nem ainda agora o podeis, porque ainda sois carnais.". A causa é a carnalidade da maioria, pois a própria Palavra diz que "as coisas da carne são hostis às do Espírito", assim, se ainda se vive segundo a carne o Espírito tem dificuldade de aprimorar a pessoa daí não haver crescimento, aprofundamento, contrariando aquilo que o Senhor Jesus Cristo exorta a todos: "Ide para águas mais profundas".
A segunda consequência da indolência, como explicita São Paulo, é o não aprofundamento na Doutrina (vers. 13), daí muitos não entenderem a dimensão de muitas verdades evangélicas como por exemplo a questão do Matrimônio onde poucos entendem que quando Jesus diz que "se tornarão uma só carne" (Mt 19, 6) significa que homem, mulher e Deus, tornam-se uma união indivisível semelhante ao que acontece na Santíssima Trindade, e que como a Trindade o homem não separa, no Matrimônio "o que Deus uniu o homem não separe" (Mt 19, 6). Porém, a falta de vontade de buscar este alimento sólido impede de compreender coisas profundas como esta.
A terceira consequência da indolência, que não está evidenciada no texto paulino, mas é fato é que o indolente não produz fruto, visto que assim como uma criança não é capaz de converter alguém, pois não tem profundiade espiritual, assim também acontece com aquele que não busca este aprofundamento que vem pela intimidade com o Espírito Santo, vida de oração, conhecimento das Sagradas Escrituras e da Doutrina da Igreja.
Para vencer a indolência somente com o auxílio do Espírito Santo, por isso que São Paulo ao escrever sobre o tema aos Efésios faz a seguinte oração: "Por esta causa dobro os joelhos em presença do Pai, ao qual deve a sua existência toda família no céu e na terra, para que vos conceda, segundo seu glorioso tesouro, que sejais poderosamente robustecidos pelo seu Espírito em vista do crescimento do vosso homem interior." (Ef 3, 14-16). É o Espírito Santo que faz superar toda indolência e auxilia no processo de crescimento espiritual levando cada um a deixar a "infância" espiritual para tornar-se "homens" espirituais.
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.