sábado, 25 de maio de 2013

Da água para o vinho



O primeiro milagre do Senhor Jesus Cristo em Caná (Jo 2, 1-11) quando transforma água em vinho levou ao surgimento do dito popular: “Mudou dá água para o vinho!”; essa frase pode ser aplicada para alguém que passou de uma índole má, ruim, reprovável, para uma índole boa e louvável, ou vice-versa.
No entanto, quando se aplica à ação do poder de Deus na vida de alguém sempre será do ruim para o bom; do pior para o melhor; do reprovável para o aceitável...e a passagem das bodas vai prenunciar isso quando o Senhor Jesus ao longo do seu Ministério irá transformar muitas “talhas de pedra” (corações de pedra) que contém uma “água sem atrativo” em “corações de carne” (Ez 36, 26) que contém um “vinho atrativo” (o Espírito Santo, o amor de Deus).
O que diferencia a água do vinho? A água sabemos que é uma das substâncias mais importantes para a vida: somos gerados na água, nosso organismo necessita de água para a maioria da reações biológicas; ela é necessária para regulação da temperatura, como lubrificante, no transporte de nutrientes, somente para citar alguns exemplos. Porém, a água em si pelas suas propriedades (incolor, insípida e inodora) não tem atrativo algum.
Incolor quer dizer “sem cor”. Uma vida sem cor é vista naquelas pessoas sem felicidade, desanimadas, incrédulas, abatidas, pessimistas que não conseguem vislumbrar nada de bom adiante, e certamente, estas pessoas não atraem, não contagiam, não despertam interesse em ninguém.
Insípido quer dizer “sem gosto”. Uma vida sem sabor é vista também nas pessoas incolores, sendo que estas o que fazem, o que realizam quando levadas ao experimento de alguém não desperta desejo de provar mais, de repetir; é o tempero que faltou no alimento. Por isso o Senhor nos chama a ser “sal da terra” (Mt 6, 13).
Inodoro quer dizer “sem cheiro”. Uma vida longe de Deus não é capaz de exalar bom odor, ao contrário o pecado provoca o “mau cheiro” da alma; por isso que ao contrário São Paulo em uma de suas cartas refere-se aqueles que seguem a Cristo como sendo possuidores de um “perfume de Cristo” (II Cor 2, 15).
Agora o vinho possui as três propriedades daí o Senhor Jesus mostrar que transmutar água em vinho, no que tange ao homem, significar mudar do estado do sem atrativo para o atrativo, do desprezado para o valorizado, do imprestável para o importante. Jesus fez isso com Zaqueu, com os discípulos, com a samaritana, com Maria Madalena, Saulo e tantos outros.
Mudar da água para o vinho é necessário “deixar fazer o que Ele disser”, é deixar a Palavra agir, é deixar o Espírito Santo agir. A Palavra e o Espírito transformaram a água em vinho; a Palavra e o Espírito transformaram radicalmente, milagrosamente, a história daqueles que a Jesus deram permissão para que Ele fizesse.
Muitos, porém, sentem dificuldades em dar essa permissão; a estes é recomendável que peçam auxílio de alguém em particular: Maria Santíssima, afinal foi ela quem recomendou aos serviçais: “façam o que Ele vos disser” (Jo 2, 5), logo ela saberá como ajudar, pela sua intercessão, nesse processo, pois ela mesmo viveu isso quando passou de “pobre serva” a “Bem-aventurada” (Lc 1, 48). Todos os grandes santos da história da Igreja tiveram nela esse auxílio e não foram frustrados, tornando-se “vinhos” de delicioso sabor, úteis para dar sabor a outras vidas.
Esse é o desejo do Senhor que passemos dá água para o vinho, para isso é necessário permitir que Jesus haja, que tenha liberdade para fazer, pois São Paulo já afirmava que Ele “faz novas todas as coisas”.
Nossa Senhora interceda e auxilie nessa firme decisão de não mais ser água sem graça, mas vinho de agradável sabor para a honra e glória de Jesus. Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.