terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Para Deus não existe obstáculos!

Muralhas, barreiras, obstáculos, são próprios da caminhada do cristão, porém, saber enfrentá-los tem sido a problemática maior para muitos, visto que facilmente são levados ao desânimo e até a desistência. Nesse contexto, o Livro de Josué é bastante apropriado para evidenciar essa realidade, além de mostrar a maneira de como o cristão deve se postar ante esses empecilhos.
O capítulo primeiro mostra Deus elegendo Josué sucessor de Moisés, e delegando a ele a responsabilidade de introduzir o povo de Israel na terra de Canaã (Js 1, 1-2), a terra prometida; e ao adentrar a nova terra, observa a primeira barreira: o rio Jordão (Js 1, 2). Para Josué e o povo, poderia parecer uma barreira intransponível, mas o fato de já terem vivido situação semelhante quando da saída do Egito onde viram-se frente ao Mar Vermelho.
E assim como testemunharam o poder de Deus abrir o Mar vermelhor ante os olhos de todos (Ex 14, 21-22), pela fé de Moisés, agora Josué usa da mesma fé e, da mesma maneira, o rio Jordão se abre diante das vistas de todos (Js 3, 15-17), e assim esta barreira, pela poder de Deus é superada.
A segunda barreira a enfrentar, já na terra prometida, são as muralhas de Jericó que, segundo o texto bíblico, é descrita como "lugar de muralhas e portas intransponíveis" (Js 6, 1). Como agir, então? Desistir, tentar agir com as próprias forças ou confiar mais uma vez Naquele que tudo pode? Josué preferiu a última, visto que ante a situação apresentada suas limitações e do seu exército nada podiam fazer, reconheceu que a dimensão do obstáculo necessitaria algo, ou alguém, de mesma proporção. A humildade em reconhecer tal realidade levou-o a buscar em Deus aquele que poderia ser a solução, e assim o fez.
Deus, então, responde pela manifestação de um anjo que surge diante de Josué (Js 5, 13) e este soube compreender, então, o "tirar os calçados" (Js 5, 16); compreendeu que é necessário despojar-se da tentação de querer resolver tudo por atos de bravura, visto ser ele um bravo guerreiro. Assim, reconheceu que "o seu socorro estava no nome do Senhor que fez o céu e a terra" (Sl 123, 8).
Deixou-se conduzir pelo Deus Todo Poderoso e ao acatar as ordenações a respeito de como proceder, sendo para isso obediente e perseverante, alcançou a vitória e assim pôde ver mais uma barreira ser suplantada (Js 6, 15-20). Mas ainda viria uma terceira barreira: os povos do lugar, povo de grande estatura (Nm 13, 32), mas que também foi por eles vencidos, pois Deus combatia em seu lugar (Nm 4, 14).
Esses fatos mostram que na vida daquele que faz uma opção por seguir a Deus numa vida de conversão, que toma a decisão de abandonar o egito (terra de pecado e sofrimento), para buscar a terra de canaã (terra de benção e paz), encontrará barreiras: algumas, a princípio, intransponíveis, invencíveis. Porém, mediante o que Josué nos mostra, elas são vencidas quando se permite que Aquele que com Seu braço forte, capaz de realizar prodígios extraordinários (Js 24, 17), tome a frente da situação e tenha livre acesso para agir.
De certo que nesta passagem bíblica três grande barreiras foram suplantadas: três significa o testemunho perfeito de Deus, assim Deus mostra que sejam quantas forem as lutas para Ele não existe obstáculos. Creia nisso!
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Que livro eu quero ser?

Muitas vezes olho para uma folha de papel desejando lançar nela belas palavras, porém, a maioria das vezes nada expresso e percebo que uma folha em branco é semelhante a uma alma em branco, ambas nasceram para serem escritas, ambas só ganham notoriedade se exporem conteúdo.
Porém, alguém deve escrever nestas páginas: quem? Eu; mas não sozinho, mas com o auxílio de alguém: quem? Deus. Verdade que o Senhor me dá total liberdade de escrever nestas páginas como quiser, com minhas atitudes, minhas decisões...Porém, o que escrevo aqui, tem uma cópia la no céu, o que registro nestas páginas nada se perde, nada fica esquecido, pois é a própria Palavra que diz: "Cada uma de minhas ações Vossos olhos viram, e todas elas foram escritas em Vosso livro..." (Sl 138, 16).
Assim, temos que nos preocupar com as linhas que temos escrito, visto que elas não afetarão somente ao próprio autor, mas a outros que terão acesso a estas páginas. Um livro com conteúdo de má qualidade produzirá poucos ou maus resultados; não terá grande significado na vida do outro; porém, páginas escritas com o auxílio de Deus serão páginas que edificarão, que serão objeto de imitação, de seguimento: e assim é com aqueles que escrevem uma história pautada em Deus.
O Pai, através de seu Filho, saberá escrever o melhor enredo, a melhor história; saberá compor os cenários, as circunstâncias, os personagens e assim tornar cada vida um best-seller.
A caneta é o seu próprio dedo e a tinta é vermelha: o sangue derramado de Nosso Senhor Jesus. Uma obra prima que olhos não viram, ouvindos não ouviram, e o coração jamais imaginou. Uma história que comoverá corações, que será inspiração para outras que tem-se deixado escrever por outras mãos.
Este livro se escrito pelo autor único e capaz será para sempre agregado à grande biblioteca do Reino dos céus onde nas suas estantes estão enfileirados outros grandes best-sellers, cada um com sua trajetória contada de forma majestosa.
Deixando-nos ter o nosso livro escrito por Deus nossa história marcará vidas, porém o pecado tem sido o empecilho para que Ele seja escrito e por isso entende-se tantas folhas mau escritas que não despertam interesse, mas repulsa de tão horrendamente escritas que são.
Que livro eu quero ser? Quem será o autor? Que história contar? O Senhor nos permite escolher, porém nos adverte: "Aquele que pecou contra mim, este apagarei do meu livro" (Ex 32, 33). Escolha, pois que suas páginas, seu livro, tenha o auxílio de Deus, de Jesus e do Espírito Santo, e certamente não será uma obra fadada ao esquecimento, mas uma obra que ficará sempre na lembrança daqueles que dela puderam ter contato.
Deus te abençoe em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.